quinta-feira, 29 de setembro de 2011

A dimensão psicológica da alimentação e nutrição (05/10 a 18/10)

Olá, pessoal!

Vamos dar continuidade as nossas discussões, seguindo para o segundo tema que será abordado no nosso mural didático!

Como já dito, a idéia é que todos da turma participem comentando aqui sobre esse tema, sugerindo abordagens, links de fotos, músicas, vídeos, textos e tudo mais que for interessante para pensarmos o tema da dimensão psicológica da alimentação e nutrição, colaborando com a elaboração do trabalho dos colegas de turma.

O importante é essa construção coletiva do trabalho!

Abaixo seguem as perguntas para ajudar na reflexão e na participação de cada um. O espaço é aberto, portanto sintam-se à vontade para colaborar!


PSICOLÓGICA
- Qual a função da psicologia?
- Que questões são relevantes para a psicologia no contexto social e o individual do ser humano?
- Como a alimentação, a nutrição e a psicologia se relacionam?

E então, chegou a hora de participar efetivamente! O que vocês pensam sobre o tema?! Mandem seus comentários. Estamos esperando!

4 comentários:

  1. Bom, primeiramente a Psicologia é a ciência que estuda o comportamento (tudo o que o organismo faz) e os processos mentais (experiências subjetivas, inferidas através do comportamento).
    O principal foco da Psicologia se encontra no indivíduo, por isso é tão importante essa ciência no processo de alimentação e nutrição; pois um indivíduo, quando se alimenta, não faz isso apenas pelo aspecto biológico, de nutrir-se, mas vários outros aspectos são levados em consideração, como a cultura, as relações sociais, as lembranças (positivas ou negativas) que possui sobre certos alimentos e rituais de alimentação, o ambiente em que costumava se alimentar, enfim... os indivíduos possuem uma característica, hoje, para a alimentação - uns gostam de quiabo, outros não conseguem se livrar do vício de adicionar sal às refeições - todos esses hábitos derivam de quando foram formados, lá na infÂncia, e de que forma isso aconteceu (qual era o ambiente, os alimentos, a realidade..) Por isso, é praticamente essencial que os aspectos psicologicos sejam colocados em questão quando se trata da alimentação e nutrição de um indivíduo ou da coletividade. Encontrei um artigo muito legal que fala bastante sobre essa questão, explorando um pouco mais o tema - REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO ENTRE ALIMENTAÇÃO E O HOMEM - da Vivilaine Maturana, de 2010..

    ResponderExcluir
  2. Matéria bem interessante sobre o tema:

    AULA ABERTA - Como solucionar a crise da obesidade
    Apesar de a ciência ter revelado muito sobre os processos metabólicos que influenciam o peso, a solução para esse desafio pode estar no estudo do comportamento social

    http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/como_solucionar_a_crise_da_obesidade.html

    Bom trabalho, pessoal!

    ResponderExcluir
  3. Acho que o universo simbólico ao qual pertencem os alimentos industrializados, com suas propagandas sedutoras e embalagens coloridas, é também uma abordagem interessante para a dimensão psicológica da alimentação e nutrição.

    ResponderExcluir
  4. Mesmo com um modelo biologicista imperante em nosso ensino, não há dúvida de que a dimensão psicológica, a qual se confunde com economia, sociologia, história, tem papel crucial da determinação do conjunto de hábitos alimentares e consequentemente nutricionais. Acredito que repensar e reagir de diferentes formas ao contexto social globalizado e capitalizado, possa ser uma saída para compreendermos a influência da psicologia na alimentação e nutrição.

    ResponderExcluir