Olá, pessoal!
Vamos dar continuidade as nossas discussões, seguindo para o terceiro tema que será abordado no nosso mural didático!
Como já dito, a idéia é que todos da turma participem comentando aqui sobre esse tema, sugerindo abordagens, links de fotos, músicas, vídeos, textos e tudo mais que for interessante para pensarmos o tema da dimensão histórica da alimentação e nutrição, colaborando com a elaboração do trabalho dos colegas de turma.
O importante é essa construção coletiva do trabalho!
Abaixo seguem as perguntas para ajudar na reflexão e na participação de cada um. O espaço é aberto, portanto sintam-se à vontade para colaborar!
HISTÓRICA
- Qual a importância do conhecimento da história?
- Como se deu a história da alimentação e da nutrição?
- Como a história se reflete na alimentação de hoje?
- O que podemos fazer hoje para mudar os rumos da história da alimentação e da nutrição?
E então, chegou a hora de participar efetivamente! O que vocês pensam sobre o tema?! Mandem seus comentários. Estamos esperando!
Acredito que através do conhecimento da história e a sua evolução, podemos entender um pouquinho sobre os hábitos alimentares dos dias de hoje.
ResponderExcluirAchei um artigo bem bacana que fala sobre isso.
Está aqui o link:http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-12902001000200002&script=sci_arttext
O nome é: Alimentação mundial - uma reflexão sobre a história.
Bacana, Joana! :)
ResponderExcluirUm tema que desperta bastante interesse e que poderia também ser abordado pelo grupo é a construção histórica do que chamamos de alimentos afrodisíacos. Seguem sugestões de leitura:
ResponderExcluirhttp://bdm.bce.unb.br/handle/10483/565
http://bdm.bce.unb.br/handle/10483/552
Bom trabalho pra vocês!
Pensar a história da forma quadrada como tivermos em nosso ensino médio não possibilita alçar outras discussões. História da alimentação perpassa a história do homem, e a história do homem compreende mais variáveis do que nosso currículo (quadrado) tem a proporcionar. Proponho a leitura de textos, e quiçá, livros que possam levantar o questionamento da situação atual do currículo de nutrição e suas vertentes que desembocam na presente desvalorização de nossa classe. Livro proposto: A face oculta da nutrição. Maria Lucia M. Bosi.
ResponderExcluir